Lula embarcou na ultima terça-feira (1) para Bahia. Ele e a mulher, Rosângela da Silva, a Janja, vão passar a semana em Trancoso, no sul do estado em Porto Seguro. O presidente eleito, escolhe um lugar, que sentirá em casa, pois sempre os baianos são abraçam Lula de forma impressionante. Nestes eleições, ele recebeu a maior votação do país, tanto no primeiro, como no segundo turno, que ajudou em muito a sua eleição, diria que foi decisiva mesmo. O destino permite privacidade para que Lula e Janja consigam ficar distantes dos holofotes.
Na reunião com presidentes de partidos, Gleisi pediu que os fossem apresentados nomes para composição da equipe de transição. Eles serão submetidos ao coordenador-geral da equipe, Geraldo Alckmin, na quinta-feira.
Também na quinta-feira, deverá ocorrer um encontro entre Alckmin e o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, para dar início ao processo de transição.
O casal deve ficar hospedado na casa de um político com atuação na região. O senador Jaques Wagner teria sido responsável pela articulação para que Lula tivesse como destino o litoral sul baiana, frente ao costume do ex-presidente de escolher o entorno da Baía de Todos-os-Santos para descansar.
Quando esteve no Palácio do Planalto, Lula tinha por hábito aproveitar folgas na Praia de Inema, espaço controlado pelo Exército. O lugar também foi destino de outros mandatários como Dilma Rousseff, Michel Temer e o próprio Jair Bolsonaro. Todavia, ainda sem tomar posse para o terceiro mandato, o ex-presidente optou por hospedagem na casa de apoiadores.